Mestrado

Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG)

6ª edição do Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos
(adaptado a Bolonha)

Objectivos e saídas profissionais:


A região dos Açores, dado o seu enquadramento geodinâmico na área de confluência de três grandes placas litosféricas, é marcada por uma importante actividade sísmica e vulcânica, facto que a torna um laboratório natural de excelência para o desenvolvimento de estudos no campo das Ciências da Terra. É neste contexto que o CVARG, unidade pluridisciplinar de Investigação integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolve a sua actividade, centrando-se na investigação fundamental e na prevenção e previsão de desastres, catástrofes e calamidades naturais, privilegiando a cooperação técnica e científica nacional e internacional no domínio da Vulcanologia e dos fenómenos associados.


Beneficiando das potencialidades oferecidas pelo contexto ambiental onde se insere e da experiência e saber desenvolvidos pelo CVARG, o mestrado incide sobre temáticas de grande interesse científico e de elevado impacte social, cultural e económico. Abrange os mais diversos domínios da Vulcanologia e dedica especial atenção aos aspectos relacionados com a prevenção e a mitigação dos riscos geológicos em áreas densamente povoadas e marcadas pela existência das mais diversas infra-estruturas básicas comunitárias.


O curso envolve uma forte componente prática e destina-se à formação de profissionais nas áreas da avaliação e monitorização de riscos geológicos, ordenamento do território, protecção civil e planeamento de emergência; de mestres com um nível aprofundado de conhecimentos e competências para a prática do ensino. Visa, igualmente, o desenvolvimento de competências de licenciados inseridos no mercado de trabalho, através da sua valorização científica e da sua preparação para a concepção e implementação de projectos de investigação e desenvolvimento.


Prazo de candidatura: 22 de Julho a 3 de Setembro de 2008

Mais informações (ver)

Por Tatiana - GeoPoetas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos Mapear Portugal

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

Dia da Protecção Civil em Coimbra