WebSIG – Mapas Interactivos (área da Saúde)


A Alta Comissária da Saúde, Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado, apresenta hoje, no evento “Portugal Tecnológico”, uma plataforma web assente num sistema de informação geográfica, que disponibiliza os Indicadores e Metas do Plano Nacional de Saúde (PNS) sob a forma de mapas e tabelas. A aplicação, designada WebSIG – Mapas Interactivos, permite monitorizar os ganhos em saúde no tempo e no espaço geográfico, contribuindo para uma visão integrada da saúde.


O sistema, criado pelo Alto Comissariado da Saúde, pretende difundir informação útil a diferentes actores, tais como políticos, gestores, prestadores, sociedade civil e cidadãos, agregando numa base de dados única informação proveniente de diferentes fontes (Instituto Nacional de Estatística, Administrações Regionais de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Infarmed e Direcção-Geral da Saúde).


A aplicação georeferenciada possibilita realizar análises espaciais e temporais fundamentais na avaliação e explicação de padrões e tendências na utilização de serviços de saúde ou de resultados em saúde, constituindo ainda um instrumento útil para o planeamento estratégicos e apoio à decisão na área da Saúde.
Os Indicadores disponíveis na aplicação podem ser desagregados a diferentes níveis geográficos (por concelho e região) e temporais, bem como por género, e comparados a nível Europeu.


O software apresenta uma arquitectura baseada em tecnologias open-source e cumpre as normas de interoperabilidade. A versão de testes já se encontra disponível no microsite dos Indicadores e Metas do Plano Nacional da Saúde.





Por Tatiana - GeoPoetas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia da Protecção Civil em Coimbra

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

CNAI'2010