Paris às escuras para iluminar mensagem da Hora do Planeta

A Cidade da Luz vai liderar apagão mundial em resposta ao apelo da WWF para a Hora do Planeta 2009

Paris, conhecida mundialmente como a Cidade das Luzes, encabeça a lista de 28 cidades francesas que se vão unir ao apelo mundial da WWF e apagar as luzes pela Hora do Planeta 2009.

No dia 28 de Março, durante 60 minutos, Paris vai apagar as suas luzes para iluminar a mensagem da Hora do Planeta contra as alterações climáticas. A par da capital francesa, também as segunda e terceira maiores cidades do país, Marselha e Lyon, vão aderir a este apelo global. Nantes, Le Mans, Bordéus, Montpellier, St Etienne, Gap e Grenoble adensam o leque de cidades atentas às questões ambientais e que se unem a esta iniciativa da WWF.

Entre as 20H30 e as 21H30, da noite de 28 de Março, a Torre Eiffel, assim como a Catederal de Notre Damme, o Eliseu, a residência Presidencial, o Senado e a Assembleia Nacional, vão ficar apenas iluminados pela luz das estrelas. Estes ícones parisienses adensam a longa lista de edifícios emblemáticos de cidades a nível mundial que responderam positivamente ao apagão e nos quais se incluem: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; Table Mountain, na Cidade do Cabo; o Merlion, em Singapura; Sidney Opera House, em Sidney; a CN Tower, em Toronto, o Millennium Stadium, em Cardiff, entre outros.

Às 28 cidades franceses juntam-se a 377 outras, em 74 países, no mundo inteiro, chamados a serem parte activa da maior acção voluntária alguma vez testemunhada pelo mundo - entre elas Lisboa.

Esta iniciativa procura encorajar empresas, comunidades, governos e indivíduos a desligarem as luzes por uma hora no dia 28 de Março de 2009, às 20h30, com o objectivo de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. A iniciativa será pouco eficaz nessa redução - não compensando as conhecidas noites brancas parisiense e romanas - mas é um começo dando indícios de alguma consciência ecológica.

Também nós, em nossas casas podemos contribuir nesta Hora do Planeta, apagando as luzes por uma hora no dia 28 de Março de 2009, às 20h30.
Carine Azevedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos Mapear Portugal

Dia da Protecção Civil em Coimbra

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica