Diploma de Estudos Avançados “Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”

Uma aposta na formação de qualidade
O Diploma de Estudos Avançados  “Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, resulta da adaptação do Curso de Mestrado em “Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental” (1990-2007).
O DEA é uma “pós-graduação” de qualidade, ao fim da qual se obtém um Diploma em Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável conferido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Caso pretenda candidatar-se ao Programa de Doutoramento em Ambiente da FCT/UNL, após a aprovação em todas as disciplinas do DEA TADS e dependente do tema da dissertação, poderá solicitar o pedido de equivalência às unidades curriculares que facultam as competências essenciais no domínio das ciências e engenharia do ambiente (Bloco 1) e poderá ainda, obter a equivalência a algumas unidades curriculares optativas integradas na parte escolar do Programa de Doutoramento (Bloco 2).


Objectivos
O curso proporciona formação complementar a profissionais que desejem actualizar os seus conhecimentos e aumentar as suas qualificações de modo a permitir-lhes melhores desempenhos e maior inserção no mercado de trabalho, ou prosseguir programas de investigação. O curso está estruturado com o objectivo de permitir intervir de forma competente e inovadora nos problemas reais, procurando soluções eficazes, exequíveis e sustentáveis.
O DEA proporciona uma visão integradora, de enfoque prático assente numa sólida formação teórica, nas áreas do Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 


Destinatários e Regras de Admissão e Selecção
É um curso de banda larga e com forte aposta na multidisciplinarida de dos discentes e no trabalho em equipas diversificadas, aceitando todas as formações relacionadas com o território, a cidade, o ambiente, a governação e o desenvolvimento social e económico. São admitidos os melhores 20 candidatos Licenciados e Mestres Pré-Bolonha ou Mestres Pós-Bolonha, com grau conferido por instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Na selecção dos candidatos atende-se às suas habilitações académicas e científicas. O currículo profissional é também tido em consideração.


Horário tipo Pós-Laboral:
Formação Presencial: as aulas formais decorrem Sextas-feiras de tarde (14:00 - 19:00H) e Sábados de manhã (9:00 - 13:00H)
Apoio Tutorial: Disponibiliza- se apoio tutorial flexível aos Sábados de tarde e Sextas de manhã, para realizar trabalhos práticos e oficinas do território com carácter não regular.
Espaço Dedicado: No resto da semana os alunos dispõem de espaço (sala equipada - 24horas) para trabalho independente sem apoio tutorial.


Plano Curricular
Está organizado em 2 Semestres, cada um com 14 semanas de aulas. Em cada Semestre existem 5 disciplinas. O Diploma de Estudos Avançados é concedido com a aprovação em todas as disciplinas. Não há tese.
Dois Workshops de Campo com imersão em Estudos de Caso Integrado em cada um dos Semestres existe um Workshop de Campo, com estadia de 3 a 4 dias no local de estudo. Os custos básicos já estão incluídos nas propinas.


As candidaturas estão abertas online até dia 1 de Outubro de 2009 (ver)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos Mapear Portugal

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

Dia da Protecção Civil em Coimbra