Guia Metologógico para a Produção de Cartografia de Risco

Decorrerá no próximo dia 9 de Setembro, na Fundação Bissaya Barreto em Coimbra, a cerimónia de lançamento do Guia Metodológico para a Produção de Cartografia de Risco e para a Criação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de Base Municipal, com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Professor Doutor João Ferrão.

A edição deste Guia Metodológico resulta da iniciativa conjunta dos Secretários de Estado da Protecção Civil e do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano que, em Outubro de 2008, publicaram o Despacho n.º 27660/2008 a definir objectivos gerais e a constituir o Grupo de Trabalho que concebeu o documento.

O Guia Metodológico é um instrumento técnico de apoio aos municípios para que, no âmbito da revisão dos PDM (Planos Directores Municipais) e dos PME (Planos Municipais de Emergência), haja uma articulação para a produção de cartas de risco com base em procedimentos comuns que apoiem as políticas de ordenamento do território e de planeamento de emergência.

Pretende-se, pois, que o Guia Metodológico ajude a harmonizar os procedimentos e os produtos da cartografia de risco em todo o território nacional, ao mesmo tempo que alinha a informação contida nessa cartografia pelas normas em vigor na União Europeia.

Fonte: ANPC

Por Tatiana - GeoPoetas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

7º Encontro de Utilizadores ESRI

"Nasa revela que Antártida não está diminuindo e sim ganhando mais gelo"