Geógrafos (Americanos claro!!!) dizem ter identificado esconderijo de Osama bin Laden


Os “fantásticos”, “maravilhosos” e “grandiosos” serviços secretos, militares e afins dos EUA procuram, sem sucesso, Osama Bin Laden à mais de sete anos. Precisam claramente de ajuda especializada…

Geógrafos da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) crêem ter uma ideia muito aproximada do local onde Bin Laden está escondido desde o final de 2001 (onde permaneceu até hoje).


Num estudo publicado pela revista MIT International Review, os geógrafos Thomas Gillespie e John Agnew, referem ter usado factos simples. Assim, para identificar a sua localização utilizaram técnicas de biogeografia – capazes de prever, por exemplo, como plantas e animais se distribuem em determinados ambientes – aliadas a imagens de satélite e características da história de vida de Bin Laden.

Confesso que não consigo descortinar os mecanismos usados, mas concluíram que Bin Laden está na cidade de Parachinar, nas montanhas do noroeste do Paquistão. Referem ainda que estaria escondido numa construção de mais de três quartos, porque ele prefere utilizar um pequeno número de guarda-costas, e que seria coberta por árvores, para protegê-la da vista aérea. Só existem três casas com tais características em Parachinar – mais do que geografia, a mim quase me parece bruxedo…

O chato é que devem ter divulgado os resultados antes dos americanos irem confirmar o estudo a Parachinar… e ora bolas (!!!) não apanharam lá o senhor… deve ter lido o estudo e deu de “frosques” (que refinado está o meu português).

Mas enfim… Porque nos havemos de limitar a rios e cidades quando temos o Bin Laden – piadinha geográfica está claro ;). Devem continuar esta busca por terroristas e outros que tal e pode ser que daqui a uns anos os geógrafos tenham todos emprego... e nesse caso... viva o terrorismo!

Se pretenderem uma abordagem (mais) séria da questão:
http://web.mit.edu/mitir/2009/online/finding-bin-laden.pdf
Carine Azevedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

7º Encontro de Utilizadores ESRI

Bolsas de Investigação