Software Open Source

Caros Colegas,

Pretendo fazer uma análise comparativa entre o software SIG da ESRI e um software open source.

Recomendaram-me sobretudo o gvsig e o Grass GIS.

Queria aproveitar este espaço para pedir algumas sugestões relativamente a que software escolher. E caso alguém tenha bibliografia ou outras referências sobre o tema tanto melhor.

Posteriormente (em Setembro, espero) serão colocados no geopoetas os principais resultados desta análise, para que possamos optar, de forma mais informada, por um software open source.

Obrigada a todos

Carine Azevedo

Comentários

Angela disse…
Olá Carine,
Em primeiro lugar uma comparação assim penso que teria de estar baseada numa aplicação, ou seja, a primeira pergunta que me deixa a pensar é para que vai ser usado?, por quem? (nível de conhecimento de software, e familiaridade com este tipo de programas), que tipo de actividades terão que realizar (só ver dados, ou analisar, converter formatos, transformar coordenadas, produzir mapas bonitos...?), vão trabalhar desde zero, ou migrar uma base de dados que já existe noutro formato?,que tipo de dados serão usados com mais frequência, raster ou vectorial? quanto dinheiro há para licenças?...A partida uma comparação terá de responder a questões como estas, e algumas mais...mas para já pode ser um começo...Penso que na pagina de gvSig podes encontrar muita informação...
Sabes que eu sou usuaria desde ha alguns anos da ESRI, mas a aplicação deste software no meu caso é muito especifica e para já necessária, não encontro nenhum subsitito suficientemente bom, mas as duas alternativas que propões podem ser realmente boas para determinadas aplicações, penso que a combinação de ambos é que da uma boa funcionalidade para vectorial (gvSig) e raster (GRASS).

Boa sorte e se precisas de mais detalhes, penso que tens o meu e-mail, estas a vontade!

Besos desde o Alentejo!
Carine Azevedo disse…
Angela,

Antes de mais obrigadissima pelo teu comentário.

De facto pretendo fazer a comparação do software da ESRI com um destes open source. Mas ainda não determinei em que bases vou assentar essa comparação.

No fundo pretendia saber qual seria dos open source o melhor "substituto da ESRI" de modo lato (porque bem sabemos que ainda não existente um concorrente open source à altura da ESRI).

Só depois de determinar qual dos open source escolher e de o explorar é que seria capaz de estabelecer os parametros de comparação. Mas o que pretendo é perceber a nivel das principais ferramentas GIS quais as potencialidades do open soure em comparação com a ESRI.

Beijinhos desde a serra da Estrela ;)
toirao disse…
Na minha opinião, se quer usar o GRASS (escolah certa), a comparação deveria ser feita usando também o QGIS e não o gvSIG.

O QGIS fornece uma interface "humana" para GRASS e que de facto facilita muito as coisas e aproxima a user experience a do arcgis.

Desta forma o GRASS pode ser considerado como uma grande toolbox que inclui ferramentas de geo-processamento (presentes também no QGIS) de analise vectorial, analise raster, analise de redes, analise espacial, analise de imagem, etc.

Uma comparação já foi feita

http://www.toddbuchanan.net/thesis_ver.pdf

mas o GRASS foi usado "puro" e portanto em alguns aspectos (ex. print composer) a comparação (já em si positiva para GRASS) poderia ter dado resultados ainda melhores.
Carine Azevedo disse…
Muito obrigada pela sugestão e pelo documento toirao.

De facto tenho visto que as formação em Grass SIG vêm sempre em união ao QGIS.

É de facto uma ideia interessante.

Mais uma vez obrigada
Carlos Silveira disse…
Penso que seria importante ler o artigo publicado neste site pelo Eng. Artur Gil.

Mensagens populares deste blogue

Vamos Mapear Portugal

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

Dia da Protecção Civil em Coimbra