ESTRUTURA ECOLÓGICA EM ILHAS – O CASO DE S. MIGUEL

Tese do Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental da U. Açores da Arq. Catarina Pacheco Vieira

Disponível para download directo em:

Resumo:

As Ilhas, pelo facto de possuírem um território descontínuo e limitado; uma maior escassez e uma menor diversidade de recursos naturais; uma relação ancestral das suas populações com as actividades económicas primárias que exigem uma exploração mais intensiva dos ecossistemas (agricultura e pescas); e de terem registado há mais ou menos tempo uma explosão da procura e da promoção de infra-estruturas e de equipamentos turísticos, assinalam uma maior pressão sobre o território e o sistema biofísico, que obriga a uma protecção e gestão territorial mais eficaz e mais conservadora do que a registada em áreas continentais.

A Estrutura Ecológica tem por objectivo a preservação e manutenção da integridade dos principais recursos naturais e processos ecológicos, integrados numa estrutura contínua de características diversas consoante a realidade em que se inserem.

O principal propósito deste trabalho foi criar, com o auxílio de um SIG, um Modelo Geral para Obtenção da Estrutura Ecológica em Ilhas (MGOEEI) tendo por base fundamentos e critérios homogéneos e coerentes, possibilitando a posteriori a interligação entre corredores ecológicos, de modo a criar uma única unidade territorialmente contínua em cada ilha, minimizando a fragmentação, fomentando a protecção dos ecossistemas e a valorização ambiental dos mesmos.

Com o objectivo de constituir o caso de estudo desta Tese, o MGOEEI foi aplicado à Ilha de S. Miguel (R.A. Açores), tendo sido obtida uma proposta de Estrutura Ecológica de Ilha; identificadas as zonas de potenciais conflitos de uso no seu interior, e ainda elaborada um esboço de uma proposta de desenho dos Corredores Ecológicos potencialmente implementáveis no âmbito da EEI.

Palavras-chave: Estrutura Ecológica, Ordenamento do Território, Conservação da Natureza, Ambiente, Paisagem, Planeamento, Ilhas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia da Protecção Civil em Coimbra

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

CNAI'2010