ESTRUTURA ECOLÓGICA EM ILHAS – O CASO DE S. MIGUEL

Tese do Mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental da U. Açores da Arq. Catarina Pacheco Vieira

Disponível para download directo em:

Resumo:

As Ilhas, pelo facto de possuírem um território descontínuo e limitado; uma maior escassez e uma menor diversidade de recursos naturais; uma relação ancestral das suas populações com as actividades económicas primárias que exigem uma exploração mais intensiva dos ecossistemas (agricultura e pescas); e de terem registado há mais ou menos tempo uma explosão da procura e da promoção de infra-estruturas e de equipamentos turísticos, assinalam uma maior pressão sobre o território e o sistema biofísico, que obriga a uma protecção e gestão territorial mais eficaz e mais conservadora do que a registada em áreas continentais.

A Estrutura Ecológica tem por objectivo a preservação e manutenção da integridade dos principais recursos naturais e processos ecológicos, integrados numa estrutura contínua de características diversas consoante a realidade em que se inserem.

O principal propósito deste trabalho foi criar, com o auxílio de um SIG, um Modelo Geral para Obtenção da Estrutura Ecológica em Ilhas (MGOEEI) tendo por base fundamentos e critérios homogéneos e coerentes, possibilitando a posteriori a interligação entre corredores ecológicos, de modo a criar uma única unidade territorialmente contínua em cada ilha, minimizando a fragmentação, fomentando a protecção dos ecossistemas e a valorização ambiental dos mesmos.

Com o objectivo de constituir o caso de estudo desta Tese, o MGOEEI foi aplicado à Ilha de S. Miguel (R.A. Açores), tendo sido obtida uma proposta de Estrutura Ecológica de Ilha; identificadas as zonas de potenciais conflitos de uso no seu interior, e ainda elaborada um esboço de uma proposta de desenho dos Corredores Ecológicos potencialmente implementáveis no âmbito da EEI.

Palavras-chave: Estrutura Ecológica, Ordenamento do Território, Conservação da Natureza, Ambiente, Paisagem, Planeamento, Ilhas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

7º Encontro de Utilizadores ESRI

"Nasa revela que Antártida não está diminuindo e sim ganhando mais gelo"