Concurso: Os Recursos Hídricos e a Biodiversidade - INAG

Concurso 2010/11: Os Recursos Hídricos e a Biodiversidade - Instituto da Água (INAG)


Contexto
A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da actividade mineira, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies exóticas e da poluição.
Neste contexto, o Instituto da Água (INAG) propõe-se comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade com a promoção do conhecimento sobre recursos hídricos e de acções de sensibilização da sociedade para a preservação deste recurso natural, através do concurso subordinado ao tema “OS RECURSOS HÍDRICOS E A BIODIVERSIDADE”. Este concurso tem como objectivo o envolvimento dos jovens estudantes na análise e recolha de dados e informação relacionada com os recursos hídricos e ecossistemas nos países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor). A diversidade de climas e geomorfologias engendram uma também rica diversidade de ecossistemas, que o SNIRH Júnior quer conhecer através dos jovens.
Os trabalhos elaborados sobre este tema deverão dar ênfase à quantificação dos recursos, transmitindo a mensagem de forma criativa e enviando, se possível, uma mensagem de esperança para o futuro.

Grupo Alvo
O concurso tem como grupo alvo alunos que frequentam 2º e 3º Ciclos do ensino Básico ou equivalente (Ginásio, no Brasil), ensino Secundário ou equivalente (Científico, no Brasil) e Universitário. Os trabalhos a concurso poderão ser individuais ou colectivos (grupo composto no máximo de três jovens). Os trabalhos apresentados a concurso deverão recorrer às novas tecnologias na poupança, na reutilização e na divulgação do conhecimento relacionado com o uso inteligente do recurso água.

Calendário
Os trabalhos deverão ser enviados até ao final de Fevereiro de 2011, no Hemisfério Norte, para o Instituto da Água, I.P.. O resultado do concurso será divulgado no dia 11 de Março de 2011, através do portal http://snirh.pt/junior.
Os participantes ao concurso deverão efectuar uma pré-inscrição, via e-mail (snirh@inag.pt), até ao final de Janeiro de 2011, permitindo deste modo uma melhor organização do evento público associado à divulgação dos trabalhos apresentados ao concurso.



Fonte: SNIRH


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia da Protecção Civil em Coimbra

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

CNAI'2010