IV Congresso Internacional de Riscos

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE RISCOS 

"RISCOS E EDUCAÇÃO" 


9, 10, 11 e 12 de maio de 2017
 

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

http://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Congresso/IVCIR



"Na atualidade vivemos numa sociedade que é sistematicamente confrontada com notícias sobre a manifestação de riscos, quer eles sejam naturais, antrópicos ou mistos. Pode afirmar-se que o risco resulta da conjugação da probabilidade de ocorrência de um processo potencialmente danoso e da vulnerabilidade do território, dos indivíduos, da sociedade e das organizações. A ocorrência de processos naturais ou induzidos pela ação antrópica que se transformam em catástrofes, registadas e analisadas, sobretudo, desde a segunda metade do século XX, têm demonstrado que, na maioria dos casos, a intervenção humana no território foi um elemento decisivo na definição da magnitude e na intensidade dos impactes negativos ocasionados.

A sociedade atual, caraterizada como uma sociedade de conhecimento, ancorada em plataformas de inovação científica e tecnológica requer dos cidadãos múltiplas formas de intervenção. Contudo, conhecer e agir no paradigma da “sociedade de risco” exige novas competências pessoais, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participativa e informada, que devem ser adquiridas desde o início do percurso escolar.

Com efeito, a educação constitui uma das mais importantes e poderosas ferramentas na construção de novos conceitos, na mudança de hábitos e no diálogo intergeracional. Desempenha, por isso, um papel basilar e estruturante na implementação de mecanismos que conduzem a cidadãos melhor preparados e a sociedades mais resilientes, contribuindo para a crescente consciencialização do risco e perceção do perigo. Contudo, a promoção de uma cultura de segurança representa uma desafio transversal à sociedade, por envolver não só as comunidades escolar e científica, mas também os agentes e instituições de proteção civil e de emergência, e sobretudo cada cidadão, nas suas ações individuais e/ou coletivas.

Convidam-se à participação, neste evento, especialistas, professores, técnicos, estudantes e outros profissionais, nacionais e estrangeiros, cujo interesse incida na conceptualização e análise do risco, na previsão, prevenção e mitigação das consequências de catástrofes, no estudo de caso de plenas manifestações, assim como nos diferentes domínios da educação, com vista ao exercício de uma cidadania ativa no se refere à prevenção dos riscos e mitigação das suas consequências, aquando da sua manifestação."
 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia da Protecção Civil em Coimbra

III Encontro de Sistemas de Informação Geográfica

CNAI'2010